Conforme previsto nos Editais da seleção de bolsas e auxílios de 2016.1, a PROAE está avaliando a situação e desempenho acadêmico dos/as estudantes atendidos/as pelo Programa de Assistência Estudantil. Todos/as os/as alunos/as que foram selecionados/as passarão por essa avaliação que tem como objetivo manter os/as estudantes vinculados/as ao programa assim como identificar situações de irregularidades.

Quais são os critérios avaliados para o/a estudante permanecer sendo atendido/a pelo Programa de Assistência Estudantil?

AUXÍLIO/BOLSA O QUE É AVALIADO PELA PROAE?
Auxílio Permanência Coeficiente de Rendimento Escolar - CRE do período (2016.1) e frequência acadêmica referente ao Período 2016.1
Auxílio Moradia Coeficiente de Rendimento Escolar – CRE do período (2016.1) e frequência acadêmica referente ao Período 2016.1
Bolsa permanência Coeficiente de Rendimento Escolar - CRE do período (2016.1) e frequência acadêmica referente ao Período 2016.1
Residência Universitária Coeficiente de Rendimento Escolar – CRE do período (2016.1) e frequência acadêmica referente ao Período 2016.1
Auxílio Transporte Frequência Acadêmica do Período 2016.1
Auxílio Alimentação Frequência Acadêmica do Período 2016.1
Restaurante Universitário Vínculo do/a estudante com a instituição

Como é avaliada a frequência acadêmica?

O/a estudante atendido/a pelo Programa de Assistência Estudantil não deve reprovar por falta em mais de 50% da carga horária total das disciplinas cursadas em 2016.1.

Como é avaliado o CRE?

Os/as estudantes atendidos/as pela Assistência Estudantil são agrupados/as na Área de Conhecimento da qual fazem parte. Em seguida é verificado o CRE de cada aluno/a para que ao final se obtenha a média do CRE de cada área de conhecimento. Os/as estudantes que recebem algum tipo de bolsa e auxílio devem alcançar, no mínimo, 70% do CRE da sua área de conhecimento.

A PROAE, este ano, está seguindo a classificação da CAPES e agrupou os cursos de acordo com as seguintes áreas do conhecimento:

ÁREAS DO CONHECIMENTO CURSOS
Ciências Agrárias Zootecnia, Medicina Veterinária, Engenharia Agronômica e Engenharia Agrícola e Ambiental.
Ciências da Saúde Medicina, Enfermagem, Ciências Farmacêuticas e Educação Física.
Ciências Biológicas Ciências Biológicas, Ecologia.
Ciências Sociais Aplicadas Ciências Sociais, Psicologia, Administração, Arqueologia e Preservação Ambiental.
Ciências Humanas Geografia
Engenharias Engenharia Civil, Engenharia da Computação, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia de Produção.
Linguística, Letras e Artes Artes Visuais
Multidisciplinar Ciências da Natureza

O que são irregularidades?

De acordo com os editais da seleção, constituem-se irregularidades o recebimento de bolsa ou auxílios por estudantes que estejam:

• Formados/as;
  • Desvinculados/as;
  • Desligados/as;
  • Que trancaram matrícula;
  • Com matrícula vínculo;
  • Que não frequentam as atividades acadêmicas;
  • Que reprovarem por falta em mais de 50% das disciplinas cursadas;
  • Que estejam participando em programas no exterior (Exemplo:
  • Ciências sem Fronteiras e outros programas de intercâmbio).

O que fazer se o/a estudante se encontra com o CRE abaixo da média ou com mais de 50% de falta nas disciplinas cursadas ou em uma das situações de irregularidades descritas acima?

Os/as estudantes que se encontrarem em alguma dessas situações serão comunicados por e-mail. Será assegurado ao/a estudante o direito de justificar e comprovar os fatores relevantes que possam ter influenciado na sua situação e/ou desempenho acadêmico.

As justificativas deverão ser enviadas pelo endereço www.pae.univasf.edu.br no item CONDIÇÕES DE MANUTENÇÃO no período previsto no cronograma.

ETAPA PRAZOS RESPONSÁVEL
Divulgação aos estudantes (via e-mail) do resultado da análise do CRE e irregularidades. 04/10/16 Serviço Social
Envio das justificativas pelos estudantes com CRE abaixo da média, com mais de 50% de falta ou que estão em alguma situação de irregularidade. 05/10 a 07/10/16 Estudantes
Análise das Justificativas 05/10 a 10/10/16 Serviço Social