22.07.2015 - Eventos sobre minorias foram realizados na Univasf

Foram realizados ontem na Universidade Federal do Vale do São Francisco dois eventos que discutiram a diversidade da sociedade. O primeiro foi à palestra “Diversidade Social: legislação, desafios e perspectiva”, que teve o objetivo de abordar os desafios para respeitar e incluir as minorias e a participação destes nas organizações, que contou com a participação de Alvany Santiago como facilitadora.  O evento de capacitação foi promovido pela Secretaria de Gestão de Pessoas em parceria com a Pró-Reitoria de Assistência Estudantil teve a participação de 33 servidores e a alunos da universidade.

A palestra foi realizada no formato interativo e contou com a participação de convidados como Mycaella Bezerra e Hélio de Araújo que representaram a diversidade social, ele cadeirante e ela transexual, contaram as suas experiências de vida e os desafios de ser “diferente” na sociedade. A palestrante Alvany também contou sua experiência de sertaneja que enfrentou os preconceitos por ser mulher.  Também foi discutida a legislação brasileira que trata das minorias, entre eles, deficientes, lésbicas, gays, transexuais, negros e mulheres e o que isso poderá influir na vivência do ambiente de trabalho.

Após a palestra foi aberta a exposição "#QueriaEstarMorta", sobre a Sobre melancolia e estágios depressivos em comum ligados à condição de um gênero feminino, da fotografa TainãAynoã dos Santos Barros, egressa do curso de ciências sociais da Univasf. Com o objetivo de chamar a atenção das pessoas para essa existência difícil dapopulação que compactua algum gênero feminino, e mostrar o quanto é difícil manter a felicidade e a ternura cotidiana, tão exigidas dessas pessoas. “A importância da exposição é sensibilizar a postura profissional desta universidade, perante essas pessoas que estão dentro desta condição de opressão. Somos vitimas de uma sociedade extremamente machista, patriarcal que nos renega e a Univasf deve ser sobre tudo para o povo e para a realidade destas pessoas”, enfatiza Tainã.

Mycaella Bezerra que participou da palestra e foi fotografada para a exposição comenta da importância dos dois eventos “A palestra teve uma importância para a população dita como minoria, pois abre conhecimento sobre esse assunto. Eu vi pessoas interessadas em aprender sobre a demanda de cada uma dessas pessoas que sofrem preconceito. E a Univasf é pioneira nesta discussão. E encheu-me de orgulho participar da exposição, pois é importante mostrar a beleza da mulher transexual.A fotógrafase espantou com a minha disponibilidade e o meu desprendimento de fazer as fotos”, relata.

A exposição tem classificação indicativa de 14 anos e pode ser visitada até o dia 13 de agosto em horário comercial, no prédio da reitoria da Univasf - Campus Petrolina.

DSC 0054DSC 0034

Você está aqui: Home Julho 22.07.2015 - Eventos sobre minorias foram realizados na Univasf