PROAE

icon residencia   icon restaurante   icon permanencia   icon transporte   icon esporte   icon cultura   icon acompanhamento   icon apoiopedagogico

12.08.2015 – Dia Internacional da Juventude

Hoje o mundo comemora o ‘Dia Internacional da Juventude’. A data foi instituída em dezembro de 1999, na Assembleia-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), em Lisboa. No Brasil, a data entrou para o calendário oficial através do Decreto 10.515, do ano de 2002. A celebração tem por objetivo promover o debate e sensibilização sobre temas relacionados à agenda da juventude, tais como educação, qualidade de vida, segurança e o respeito para essa população.   

No mundo, são mais de 1 bilhão de pessoas jovens, e no Brasil esse número ultrapassa 52 milhões de jovens entre 15 a 29 anos (intervalo que determina a condição de jovem no País, segundo o Estatuto da Juventude). Dificilmente progressos sociais e econômicos poderão ser alcançados nos próximos anos sem os investimentos certos na população jovem. A quantidade de jovens no país e no mundo proporciona um momento que precisa ser aproveitado para o alcance do desenvolvimento inclusivo e sustentável. E para que essa população possa transformar as suas realidades atuais, é crucial que as leis e as políticas públicas estejam orientadas para fortalecer suas trajetórias.

Diversidade e desigualdade são alguns dos elementos notáveis deste grupo, fortemente marcado pelo preconceito de gênero, raça e classe social. Na Pesquisa Nacional Sobre Perfil e Opinião dos Jovens Brasileiros 2013, publicada pela Secretaria Nacional da Juventude (SNJ), mostra que seis em cada dez jovens se declararam pretos (15%) ou pardos (45%). Segundo o mesmo levantamento, existe um fator que está no topo da preocupação desses jovens: a violência.

A temática acerca dos direitos da juventude vem ganhando espaço e se consolidando em nosso país como uma questão de relevância pública por parte das políticas públicas e dos movimentos sociais, tendo conquistado avanços significativos. A data, de extrema importância, deve ser celebrada, pois é através dela que se torna possível despertar a sociedade brasileira para a importância de ouvir a juventude, reconhecer opiniões diferentes, viabilizando a construção de um futuro repleto de oportunidades e dignidade para todos e todas.

                                                                                                        

 Fontes:

http://juventude.gov.br/juventude/noticias/onu-e-snj-comemoram-dia-internacional-da-juventude-com-debate-e-hip-hop

http://www.brasil.gov.br/cidadania-e-justica/2014/08/onu-comemora-dia-internacional-da-juventude-nesta-terca-12

Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF * Pro Reitoria de Assitência Estudantil - PROAE
Av. José de Sá Maniçoba, S/N - Centro | Petrolina-PE. CEP 56304-205 - O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. - Tel.: (87) 2101-6874

 

Você está aqui: Home Agosto 12.08.2015 – Dia Internacional da Juventude