De acordo com o Item 6 dos Editais 2015.1 (Veteranos e Novatos) que trata das Condições de Manutenção das Bolsas e Auxílios, a PROAE está avaliando a situação e desempenho acadêmico dos alunos atendidos pelo Programa de Assistência Estudantil. Todos os estudantes selecionados na Seleção 2015.1 (Novatos e Veteranos) passarão por essa avaliação que tem como objetivo manter os estudantes vinculados ao Programa de Assistência Estudantil assim como identificar situações de irregularidades.

Quais são os critérios avaliados para o/a estudante permanecer sendo atendido pelo Programa de Assistência Estudantil?

AUXÍLIO/BOLSA

O QUE É AVALIADO PELA PROAE?

Auxílio Permanência

Coeficiente de Rendimento Escolar - CRE e frequência acadêmica referente ao Período 2015.1

Auxílio Moradia

Bolsa permanência

Residência Universitária

Auxílio Transporte

Frequência Acadêmica

Auxílio Alimentação

Frequência Acadêmica

Restaurante Universitário

Vínculo do estudante com a instituição

Como é avaliada a frequência acadêmica?

O estudante atendido pelo Programa de Assistência Estudantil não deve reprovar por falta em mais de 50% da carga horária total das disciplinas cursadas em 2015.1.

Como é avaliado o CRE?

Os estudantes atendidos pela Assistência Estudantil são agrupados na Área de Conhecimento da qual fazem parte. Em seguida é verificado o CRE de cada aluno para que ao final se obtenha a média do CRE de cada área de conhecimento. Os estudantes que recebem algum tipo de bolsa e auxílio devem alcançar, no mínimo, 70% do CRE da sua área de conhecimento.

A PROAE, este ano, está seguindo a classificação da CAPES e agrupou os cursos de acordo com as seguintes áreas do conhecimento:

ÁREAS DO CONHECIMENTO

Ciências Agrárias

Zootecnia, Medicina Veterinária, Engenharia Agronômica e Engenharia Agrícola e Ambiental.

Ciências da Saúde

Medicina, Enfermagem, Ciências Farmacêuticas e Educação Física.

Ciências Biológicas

Ciências Sociais Aplicadas

Ciências Sociais, Psicologia, Administração, Arqueologia e Preservação Ambiental

Engenharias

Engenharia Civil, Engenharia da Computação, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia de Produção.

Linguística, Letras e Artes

Artes Visuais

Multidisciplinar

Ciências da Natureza

O que são irregularidades?

De acordo com o Item 8 dos Editais 2015.1 (Veteranos e Novatos) constituem-se irregularidades o recebimento de bolsa ou auxílios por estudantes que estejam:

$1·         Formados;

$1·         Desvinculados;

$1·         Desligados;

$1·         Que trancaram matrícula;

$1·         Com matrícula vínculo;

$1·         Que não frequentam as atividades acadêmicas;

$1·         Que reprovarem por falta em mais de 50% das disciplinas cursadas;

$1·         Que estejam participando em programas no exterior (Exemplo:

$1·         Ciências sem Fronteiras e outros programas de intercâmbio).

O que fazer se o estudante se encontra com o CRE abaixo da média ou com mais de 50% de falta nas disciplinas cursadas ou em uma das situações de irregularidades descritas acima?

Os/as estudantes que se encontrarem em alguma dessas situações serão comunicados por e-mail. Será assegurado ao/a estudante o direito de justificar e comprovar os fatores relevantes que possam ter influenciado na sua situação e/ou desempenho acadêmico.

As justificativas deverão ser enviadas pelo endereço www.pae.univasf.edu.br no item CONDIÇÕES DE MANUTENÇÃO no período previsto no cronograma.

A equipe do Serviço Social avaliará as justificativas e o pagamento da parcela referente ao mês de setembro/2015 será efetuado apenas àqueles estudantes que tiverem suas justificativas aceitas.

ETAPA

PRAZOS

RESPONSÁVEL

Divulgação aos estudantes (via e-mail) do resultado da análise do CRE e irregularidades.

Serviço Social

Envio das justificativas pelos estudantes com CRE abaixo da média, com mais de 50% de falta ou que estão em alguma situação de irregularidade

De 12 a 19 de agosto

Estudantes